quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Pessoas e Quadros

As pessoas são como quadros!

Sendo que, aqui, quadro com o significado de obra de expressão plástica devidamente emoldurada, ou seja, semelhante à forma como as pessoas socialmente se apresentam – expõem – com o seu corpo/alma, coberto ao jeito de cada qual!

Claro está, que as obras e as pessoas também se poderão observar sem mais, tudo depende das circunstâncias em que se apresentam e os propósitos para que assim seja. Contudo, tendencialmente é com moldura/vestes que cada qual correspondentemente se apresenta.

Porém, nenhuma moldura, mais rica e ornamentada que seja, conseguirá compor um bom quadro quando a obra é medíocre!

Pessoas de corpos e rosto belos ou menos belos, não importa, mas de alma nobre que irradiam luz, no fundo, a essência da obra, não carecem de exuberantes ornamentos, valem por si só. Aliás, como as telas, emoldurar não é somente embelezar, é também proteger, por tal, as pessoas de alma valiosa, também carecem dessa proteção, daí optarem pelo seguro, pelo discreto, pelo decoroso, mas resistente.

Somente os pobres de conteúdo, que por si só pouco ou nada têm de interessante a revelar ao mundo, carecem de aditivos, daí recorrerem a adornos vistosos, na triste esperança de parecerem grandiosos quadros, algo que nunca conseguirão ser.

Para as cópias, isto é muito comum! Pessoas sem personalidade, que deambulam por aí como almas ao sabor dos seus ídolos, são como cópias de obras originais que invejam o seu criador.

O frio vidro e a quente madeira, jamais conferirão à alma da obra a temperatura certa, mas somente o seu criador tem essa faculdade. Criar seres grandiosos de alma, ainda é uma arte que depende de cada um de nós, uma opção de vida, acessível a todos, basta querer. Nasce na génese dos nossos propósitos de vida, a eterna luta entre o bem e o mal, a escolha para a qual todos somos convidados a fazer.

 

 

Pedro Ferreira 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário